BRT Transbrasil - Terminal Intermodal Gentileza [TIG]
O Terminal Intermodal Gentileza (TIG) integrará três diferentes modais de transporte em São Cristóvão, área ligada ao Porto Maravilha. Serão mais de 130 mil passageiros por dia entre o BRT Transbrasil; as linhas 1 e 2 do VLT do Centro; e 22 linhas de ônibus municipais. É o primeiro terminal integrador do tipo na cidade e o investimento do Município é de R$ 250 milhões para a implementação do projeto. A entrega do TIG está prevista para o último trimestre de 2023 com todos os modais funcionando.
Em obras desde julho de 2022, o Terminal Intermodal Gentileza está em construção na Região Portuária do Rio de Janeiro e ocupará o antigo terreno do Gasômetro, próximo a São Cristóvão e à Rodoviária Novo Rio. Nomeado em homenagem ao Profeta Gentileza, pregador urbano responsável pelas obras que ocupam as pilastras do viaduto acima, o Terminal promete integrar o BRT Transbrasil com 22 linhas de ônibus municipais e com as linhas 1 e 2 do VLT, em um espaço de 25.000m², até dezembro de 2023.
O empreendimento permitirá que os passageiros se desloquem por diferentes meios de transporte com mais facilidade. A partir da incorporação dos veículos modais, será possível acessar não só as regiões da Zona Sul e da Tijuca por meio dos ônibus, mas também circular com o VLT pelos destinos do Centro da cidade. Assim, com o sistema de integração dos transportes, o bilhete único facilitará o acesso das pessoas ao terminal.
Como ponto de chegada do BRT Transbrasil ao Rio de Janeiro, que partirá de Deodoro e terá como última estação o Terminal Gentileza ao invés da Central do Brasil, a construção deverá atender a cerca de 130 mil pessoas por dia ao comportar 30 ônibus municipais, 95 ônibus do BRT e 21 composições do VLT. No entanto, a ação promovida pela Prefeitura do Rio tem dividido as opiniões dos moradores que, apesar de reconhecerem seus futuros benefícios, temem o aumento do congestionamento das vias e sofrem com as obras.
Em maio do ano passado, o prefeito Eduardo Paes caracterizou o projeto como um legado olímpico, devido à reutilização do sistema de aço da galeria técnica do Centro Internacional de Transmissão (IBC) da Rio 2016, construído em estruturas temporárias sob o conceito de arquitetura “nômade”. Com o reaproveitamento de cerca de 50% do material do IBC, a medida de economia circular irá gerar uma redução de R$22 milhões para os cofres públicos, além de contribuir para a preservação de recursos naturais.
Conheça as etapas de construção do Terminal Gentileza mês a mês:
Julho a Setembro 2022:
Fevereiro 2023:
Março 2023:
Abril 2023:
Maio 2023:
Agosto 2023:
Setembro 2023:
Aproximando-se a conclusão das obras, as imagens se intensificaram para mostrar as etapas finais de construção do Terminal.
Fevereiro 2024:
Abaixo, a lista de todas as estações que compõem o BRT Transbrasil.
- (*) TERMINAL DEODORO > Conexão BRT Transolímpica
- Guadalupe
- Jardim Guadalupe
- Fazenda Botafogo
- Irajá – Ceasa
- (*) TERMINAL MARGARIDAS > Acesso à Via Dutra
- Vigário Geral – Praça Dois
- Cidade Alta
- (*) TERMINAL MISSÕES > Acesso à Rod.Washington Luís
- Mercado São Sebastião
- Lobo Júnior
- Marinha Mercante
- Piscinão de Ramos > Conexão BRT Transcarioca
- Rubens Vaz
- Baixa do Sapateiro
- Hospital de Bonsucesso – CPOR
- Benfica
- Fiocruz
- Vasco da Gama
- Caju
- INTO
- (*) TERMINAL GENTILEZA > Conexão VLT/Ônibus urbanos > Conexão com Aeroporto do Galeão por linha expressa do BRT Transbrasil
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